Um dos principais desafios para a maioria dos empreendedores em nosso país está diretamente relacionado à gestão financeira do negócio. Saber exatamente qual foram os gastos daquele mês e qual foi o faturamento, por exemplo, são indicadores difíceis de mensurar quando o empreendedor não tem o hábito de cuidar das finanças.
Muitas vezes, os empreendedores possuem o conhecimento técnico para o correto desenvolvimento do negócio, mas falta-lhes expertise financeira. Assim, um erro muito comum é a não separação das finanças pessoais e das finanças profissionais. Pagar contas de casa com recursos da empresa são atitudes muito usuais.
Mas qual é a real importância de separar finança pessoal de finança profissional? Quais os benefícios? Continue a leitura do post de hoje e entenda o porquê
O que este artigo aborda:
- Por que separar finança pessoal e finança profissional
- Como organizar sua gestão financeira
- Tenha contas separadas
- Estabeleça um pró-labore
- Busque organização e controle financeiro
Por que separar finança pessoal e finança profissional
Imagine a seguinte situação: um médico acabou de abrir seu consultório. Ele possui uma única conta para finança pessoal e finança profissional. No final de semana, ele resolve almoçar com a família em um restaurante e, ao realizar o pagamento, utiliza sua conta bancária, como de costume.
Na segunda-feira, ao chegar ao consultório, esse médico percebe que precisa comprar alguns produtos para conseguir trabalhar. Luvas, esparadrapos, produtos para esterilização dos materiais, dentre outros.
Além disso, é o dia de pagar o salário da secretária e dos demais profissionais. O médico, mais uma vez, utiliza sua conta para as compras e pagamentos.
Que conclusão podemos tirar disso? O médico, assim como qualquer outro empreendedor, não conseguirá saber qual foi o lucro mensal de seu consultório. Ao misturar as finanças, o profissional não conseguirá identificar quanto recebeu de seus clientes naquele mês e quanto ele gastou para manter as operações.
Assim, não é possível saber se o consultório está lucrando ou apresentando prejuízos. Portanto, é fácil enxergar por que é fundamental que você consiga separar finança pessoal de finança profissional.
Como organizar sua gestão financeira
Tenha contas separadas
A primeira atitude para separar as finanças é ter contas separadas. Após abrir a conta empresarial, será muito mais fácil identificar as entradas que são relativas ao seu negócio. é válido ressaltar ainda que a maioria dos bancos apresenta vantagens em termos de taxas e pacotes para as contas de pessoa jurídica.
Assim, você poderá saber exatamente qual o faturamento mensal de seu negócio, pagar contas através da conta empresarial e conseguir melhorar consideravelmente a gestão financeira, tanto pessoal quanto profissional.
Estabeleça um pró-labore
A definição de um valor fixo por mês a ser retirado como pró-labore pode ser de grande valia para a continuidade de seu negócio. O empreendedor que “fica com o que sobrar” não está fazendo a gestão financeira corretamente.
é fundamental definir um valor mensal a ser retirado, buscando a rentabilidade do seu negócio e evitando aportes mensais para “salvar a empresa”. Dessa forma, você saberá o quanto ganhará todo mês, não necessitando de realizar retiradas da conta da empresa para o pagamento de finanças pessoais e vice-versa.
Busque organização e controle financeiro
A última dica que damos para separar finança pessoal e finança profissional é buscar por organização e controle financeiro. é interessante destacar que alguns sistemas financeiros podem ser utilizados tanto no âmbito empresarial quanto no profissional.
Para facilitar o processo de gestão financeira e a separação de suas finanças pessoais e profissionais, é lucrativo procurar por uma empresa de consultoria empresarial para pequenas empresas. Existem instituições que, a partir da análise e entendimento do seu negócio, conseguem promover e acompanhar o seu desenvolvimento.
Que tal considerar também um coaching para médicos? Ao contar com esse tipo de consultoria, o seu consultório terá a ajuda de especialistas na área que orientam, planejam e priorizam as principais ações, além de contar com um suporte de controle online e orientações para realizar o controle por meio de softwares.
O principal ganho em sua rotina será o processo de tomada de decisões quanto a serviços e resultados. As ações de organização financeira, planejamento, suporte de profissionais e o auxílio da tecnologia deixará esse processo muito mais simples e eficaz. Esperamos que nossas dicas tenham sido muito úteis para você e que agora saiba como e por que deve separar as finanças pessoais das finanças profissionais.
Artigos relacionados: