Está pensando em ter o seu negócio online? Neste artigo vou abordar um passo a passo para começar hoje mesmo.
Adianto que ter um negócio online não é fácil, mas é totalmente possível. O grande atrativo é que você não precisa de grandes investimentos para começar e nem de contratar funcionários, você pode contratar freelancers.
Outra vantagem é a flexibilidade de horário.
O que este artigo aborda:
- Uso das redes sociais do seu negócio
- Site do seu negócio
- Diferencial de mercado
- Habilidades e time
- Criação de Branding para o seu negócio
- Senso de comunidade
- Conclusão
Uso das redes sociais do seu negócio
A forma mais rápida de ter vendas é pelas redes sociais. Principalmente pelo Instagram. Ao criar um perfil no Instagram, você já pode postar sobre seu negócio e produto, começando a captar clientes.
A rede social ajuda na fase de conscientização do seu cliente, divulgando as vantagens do seu produto. Grandes marcas já sabem que ter presença nas redes sociais é fundamental, por isso a concorrência não é fácil. Por isso, capriche nas fotos e nos textos. Ter um perfil com um visual atrativo é fundamental.
Os brasileiros gastam em média 3 horas e meia, nas redes sociais. A TV tem ficado para trás, com este concorrente.
Site do seu negócio
Depois de ter testado o negócio e desejar começar a vender em maior quantidade, o site é a estratégia a ser seguida. Ter um site, ajuda na sua reputação e imagem profissional do seu negócio.
Um site garante a sua disponibilidade 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem ter que necessariamente estar ativo, trabalhando na operação 24/7.
Outra vantagem de se ter um site, é que você está criando algo que é seu. Com as redes sociais você fica refém do algoritmo, para mostrar as suas postagens.
Diferencial de mercado
Recomendamos você ter um diferencial para o seu negócio, pense no que faria uma pessoa comprar de você e não do seu concorrente. Ter uma estratégia de diferenciação é fundamental para se ter uma empresa saudável.
Para desenvolver os seus diferenciais, mapeie quem são seus principais concorrentes e monte uma estratégia. Todos os dias nascem novas lojas e os indicadores mostram que que empresas no Brasil, não duram 10 anos, e de 1 a cada 5 fecha após 1 ano.
Vale então, investir um tempo construindo um diferencial muito claro, concorda?
Habilidades e time
Você deve estar pensando, será se eu consigo fazer isso tudo? A dica que damos é começar, o medo sempre vai existir – não deixe ele paralisar você.
Observe suas habilidades e veja onde tem um potencial de você mesmo. Vai haver áreas que você não domina e não tem habilidades para executar. Por isso, você pode ter um sócio, contratar um funcionário ou o que é o mais recomendável, contratar um Freelancer.
Criação de Branding para o seu negócio
Ao criar seu negócio na internet, você cria um espaço aberto para falar da sua empresa. Sites como o Reclame Aqui, que é um canal de avaliação de empresas, pode afundar o seu negócio.
Por isso, é fundamental você se preocupar com o pós-vendas. Avalie constantemente se seu cliente está gostando do seu produto, pergunte para ele a opnião – todos nos gostamos de participar na construção de algo.
Senso de comunidade
Na linha da participação do seu cliente, temos cases de sucesso constantes em empresas que estão adotando essa estratégia. Não é incomum você ver CEOs e diretores nas redes sociais e isso tem um motivo: criação de relacionamento e comunidade.
Recentemente o Nubank realizou uma parceria com a Anitta, é isso mesmo – a cantora. As pessoas se conectam com pessoas, por isso é interessante ter uma pessoa para relações públicas.
Conclusão
Existem diversas formas de começar um negócio e vender online. Não existe uma formula mágica que garanta um sucesso, mas análises constantes do mercado e dos seus concorrentes te colocam na frente de muitos.
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