O investidor conservador é aquele que não se envolve em investimentos ousados, que possam trazer altos riscos para o seu patrimônio. Seu principal objetivo é apenas fazer um extra com seus rendimentos, não se preocupando em faturar grandes quantias. Seus investimentos precisam ser mais seguros e oferecer a certeza de que haverá algum retorno, ainda que seja baixo.
Esse é um perfil mais comum entre investidores iniciantes, que não dispõem de tanto patrimônio para arriscar, e também entre experientes, que querem proteger o que já ganharam. Confira quais são as melhores alternativas de investimentos para este grupo:
O que este artigo aborda:
Tesouro Direto
Em termos de investimentos, o Tesouro Direto seria o mais seguro de todos, pois nele você estará emprestando dinheiro para o governo federal, então existe a certeza de que você sempre terá o que investiu de volta com acréscimos. A única forma de perder o dinheiro investido nesta alternativa seria se o país fosse à falência, algo bem improvável de acontecer.
O governo está constantemente emitindo títulos públicos, que podem ser comprados por qualquer cidadão, o que funciona como uma espécie de financiamento. A rentabilidade não é alta, mas costuma ser positiva; contudo, é importante se atentar ao momento que se resgata o dinheiro para garantir lucro máximo, pois em alguns casos pode acabar saindo por menos do que foi investido.
Certificado de Depósito Bancário
O Certificado de Depósito Bancário (CDB) e o Certificado de Depósito Interbancário (CDI) são alternativas semelhantes ao Tesouro Direto, com a diferença de que, ao invés de você emprestar dinheiro ao governo, estará financiando bancos. Trata-se de um investimento de renda fixa que gera ganhos regulares, de acordo com as taxas de juros do momento, então acaba gerando um lucro interessante, ainda que mais baixo que outros investimentos.
Os investimentos com resgate a longo prazo tendem a render mais, mas é importante se atentar às taxas cobradas pelas instituições financeiras, que podem pesar um pouco no valor final.
Letras financeiras
Se tratando de letras financeiras, existem duas opções: Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) e Imobiliário (LCI). Na prática, funciona da mesma forma que o CDB e o CDI, onde você investe seu dinheiro em bancos e recebe um retorno com base nos juros, mas trata-se de um investimento a longo prazo, destinado ao setor de imóveis e do agronegócio.
Essas letras são lançadas no mercado com valor fixo, e levam, em média, dois anos para poderem ser resgatadas.
Artigos relacionados: