Ideias e Finanças

Normalmente essas palavras são associadas à mesma coisa, porém, na prática, há uma enorme diferença entre esses dois perfis. O empresário é considerado uma profissão, enquanto o ser empreendedor está ligado a uma postura, uma forma de enxergar o mundo.

Dessa forma, o empresário é a pessoa que possui um vasto conhecimento em administração como controle e planejamento financeiro, vendas, gestão de pessoas e marketing. Porém, quantas empresas vemos no dia a dia que estão estacionadas há no tempo, sem nenhuma previsão de crescimento?

Então, quando isso ocorre e não existe a vontade de fazer algo novo, focando em conseguir novas oportunidades, concluímos que o empresário não está sendo empreendedor.

Por outro lado, é normal vermos pessoas fazendo mudanças, mesmo não sendo os fundadores da empresa que trabalham. Um ótimo exemplo é os origami de toalha inclusos em diversos cruzeiros, hoteis e pousadas pelo mundo.

Segundo a história (não existe uma fonte oficial), enquanto a tripulação descansava em uma das paradas do navio, uma camareira aproveitou a parada para fazer um curso de como fazer animais de papel usando as técnicas de origami.

Quanto retornou ao navio, ela decidiu usar essas técnicas nas toalhas que deixava nos quartos dos hóspedes e passou a deixá-las no formato de diversos animais como: macacos, cisnes, cachorros, etc.

Surpresos com o animal ao invés das toalhas tradicionais dobradas, os hóspedes acabavam deixando uma gorjeta maior para essa camareira em comparação às demais. Ao passar do tempo, ela ensinou a técnica para as demais camareiras, que passaram para outras e hoje em dia essa é uma prática bem comum nesses locais.

Considerando o retorno dos clientes e o acréscimo na média das gorjetas das camareiras ao redor de todo o mundo, podemos considerar esse comportamento como empreendedor?

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse