Carreira de cabeleireiro: 4 motivos que provam que vale a pena
Escolher uma profissão hoje em dia não é tão simples quanto possa parecer, afinal de contas, além de ser necessário levar em consideração suas preferências pessoais para ser feliz e estar realizado com o próprio emprego, também é necessário escolher algo que seja realmente rentável e que garanta bons lucros no curto, e no longo prazo.
Existem algumas profissões que estão super em alta hoje em dia, e que podem fazer tudo isso pelas pessoas que decidirem seguir carreira em alguma delas. Uma dessas profissões, é a de cabeleireiro profissional, que além de garantir um bom retorno em dinheiro, também concede muita satisfação pessoal para as pessoas que gostam dessa área.
Inclusive, o mercado de beleza no Brasil cresceu, e ainda está crescendo muito nos últimos anos. Para se ter uma ideia, nos últimos 6 anos, este mercado cresceu 567%, e a quantidade de profissionais na área subiu de apenas 72 mil, para 480 mil pessoas. Números realmente incríveis e que provam o quanto essa profissão pode ser rentável.
Até mesmo porque, se não fosse uma carreira com bons retornos lucrativos, não haveriam tantas pessoas atuando na área, não é verdade? Ainda assim, mesmo com números que provam o quanto essa é uma boa profissão, algumas pessoas sentem-se receosas de investir e se jogar de cabeça nela.
Os motivos que levam essas pessoas a ficarem receosas são muitos, mas geralmente, acontece porque parentes e amigos ficam dizendo que os lucros são baixos, que é um mercado muito concorrido e que é preciso ter certo “status” para começar. No entanto, nada disso é verdade, a não ser a questão da concorrência, mas nada que não possa ser resolvido.

Então, para te dar apoio e te incentivar a seguir a carreira de cabeleireiro profissional, separamos aqui 4 motivos que mostram o quanto vale a pena investir nessa profissão. Assim, você não deixará mais que comentários desagradáveis o desincentivem de fazer aquilo que você realmente quer fazer.
Autonomia
Quando você faz cursos de cabeleireiro e se torna um profissional, você tem várias opções de como deseja trabalhar: ou você pode procurar por um salão de beleza e trabalhar para, ou junto, com alguém; ou você pode abrir o seu próprio salão, mesmo que no início ele fique na sua casa.
Isso significa que essa profissão te garante muita autonomia, e se você deseja empreender e trabalhar para si próprio, sem dúvidas se tornar um cabeleireiro autônomo é a sua melhor opção. E quando você opta por isso, está livre para trabalhar quando quiser, como quiser e nos horários que forem melhores para você.
Estar sempre por dentro do mundo da moda
A profissão de cabeleireiro está diretamente atrelada a todo o mundo da moda, afinal de contas, supondo que você decida se tornar um cabeleireiro de modelos, por exemplo, é preciso que você esteja sempre atento às novas tendências e tudo que está rolando no mundo da moda. E se você optou por essa profissão, é claro que já sabia disso.
Mas como isso se enquadra como um motivo? Bem, quando você começar a fazer sucesso, começará a participar de eventos do mundo da moda, onde conhecerá pessoas importantes, fará contatos e saberá, em primeira mão, quais são as maiores tendências da moda atual, o que concederá a você muito destaque entre os cabeleireiros concorrentes.
Isso significa que você vai conseguir fazer penteados cada vez mais elaborados e que cativam os clientes e todo seu público alvo.
Por exemplo, fazer um penteado cabelo curto liso é algo que todo cabeleireiro sabe fazer, mas fazer um penteado realmente elaborado e único em um cabelo curto e liso, é uma tarefa apenas para profissionais que conhecem os grandes segredos da moda.
Excelente retorno financeiro
A remuneração de um cabeleireiro pode vir de muitos serviços diferentes, além disso, cada tipo de serviço prestado por um cabeleireiro, deve possuir um valor diferente. Enquanto um corte de cabelo costuma ser um tipo de serviço mais barato, um penteado para uma festa ou um serviço de coloração, podem ter valores mais altos.
De toda forma, o retorno financeiro é sempre vantajoso. E você também não pode se esquecer do seguinte: quanto mais qualidade seus produtos tiverem, mais alto deve ser o preço cobrado por seus serviços.
Horário de trabalho flexível
Por fim, ter sempre hora marcada para iniciar ou para terminar um serviço, não é algo que as pessoas gostam. Essa é uma questão que, quando você segue a carreira de cabeleireiro profissional autônomo, não precisa mais se preocupar.
Você pode trabalhar sempre que quiser e durante o tempo que quiser, bem como pode tirar o dia seguinte todo de folga se a sua remuneração te permitir fazer isso. Ou seja, você tem total liberdade para fazer seu próprio horário e trabalhar da maneira que achar melhor.