O cinema e a televisão são alguns dos meios mais potentes para discutir temas importantes e contar histórias inspiradoras. Sejam reais ou fictícias, as séries e filmes de empreendedorismo são capazes de nos emocionar e nos transmitir mensagens importantes que poderão nos ajudar em nossas próprias vidas.
Os longas-metragens e seriados que retratam histórias de empreendedorismo não são diferentes. Através de narrativas fortes, eles são capazes de inspirar aqueles que desejam empreender a colocar o seu sonho em prática.
Sem contar que essas obras também são uma ótima oportunidade de diversão e distração, ao mesmo tempo em que nos mostram como superar os desafios da vida com muita força de vontade.
Nesse artigo, trazemos alguns dos melhores séries e filmes de empreendedorismo para você assistir!
O que este artigo aborda:
- 1. Fome de Poder (2016)
- 2. Girlboss (2017)
- 3. Walt Antes do Mickey (2015)
- 4. À Procura da Felicidade (2006)
- 5. Coco Antes de Chanel (2009)
- 6. A Vida e a História de Madam C.J. Walker (2020)
- 7. Jobs (2013)
- 8. A Rede Social (2010)
1. Fome de Poder (2016)
Um dos filmes de empreendedorismo mais citados é “Fome de Poder”, que conta a história da criação da maior franquia de fast food do mundo: o McDonald’s.
O filme retrata a trajetória de Ray Kroc, que vê em um pequeno restaurante no sul da Califórnia a chance de criar uma franquia alimentícia de sucesso. Ao longo da narrativa, acompanhamos a série de eventos que levaram o McDonald’s a se tornar a maior cadeia de fast food do planeta, em uma história marcada pela sede empreendedora de um homem.
O longa é um prato cheio para quem quer saber mais sobre o mundo dos negócios e do empreendedorismo, abordando temas como a arte da negociação, a necessidade de acreditar na própria marca e a importância de investir na qualidade do serviço oferecido pela sua empresa.
2. Girlboss (2017)
Lançada pela Netflix em 2017, “Girlboss” conta a história de Sophia Amoruso e sua trajetória como empreendedora na indústria da moda.
A série é uma adaptação do livro homônimo escrito pela própria Sophia, em que ela narra a sua entrada no mundo fashion com seu pequeno brechó no Ebay até a criação da sua marca de roupas multimilionária, a Nasty Gal.
O seriado, além de trazer lições importantes sobre o empreendedorismo, como a importância de investir na sua marca e de acreditar e persistir nas suas ideias, também se destaca por trazer no centro de sua narrativa o empreendedorismo feminino e a inserção das mulheres no mundo dos negócios e da moda.
3. Walt Antes do Mickey (2015)
Já pensou em conhecer a história por trás de um dos maiores magnatas da indústria do entretenimento? Em “Walt Antes do Mickey”, ficamos sabendo um pouco mais sobre a trajetória de Walt Disney anos antes de criar o personagem mais famoso de todos os tempos, o Mickey Mouse.
A trama traz os erros, acertos, vitórias e desafios que marcaram a jornada do animador antes de criar o seu império do entretenimento, assim como o espírito empreendedor, perseverante, resiliente e criativo que guiou as ações de Disney ao longo de toda a sua vida.
O filme retrata a importância de amar o que você faz e de nunca desistir do seu plano de negócios, além de ser criativo na hora de botar os seus sonhos em prática, contando sempre com o apoio de uma equipe fiel e apaixonada.
4. À Procura da Felicidade (2006)
Esse clássico da sessão da tarde é de emocionar qualquer um. Além de contar a bela história de uma relação entre pai e filho, o filme também é uma verdadeira carta motivacional para quem deseja empreender.
Inspirado por uma história real, o título narra a jornada do empresário norte-americano Chris Gardner (interpretado por Will Smith), dos momentos mais difíceis de sua trajetória até o dia em que consegue alcançar o tão desejado sucesso.
O filme ensina a importância da perseverança e da fé para empreender, demonstrando que, mesmo nos momentos mais difíceis, não devemos desistir, mas sim continuar lutando pelos nossos sonhos.
5. Coco Antes de Chanel (2009)
Se a Chanel é hoje uma das marcas mais famosas do mundo, isso se deve à força de vontade e ao espírito empreendedor da estilista francesa Gabrielle “Coco” Chanel. Nessa obra, conhecemos a história da mulher de origem humilde que criou um dos maiores impérios da moda e que transformou a indústria fashion para sempre.
Na década de 1920, a estilista foi a responsável por desenhar as primeiras calças femininas, em uma época em que os vestidos e saias dominavam o vestuário das mulheres.
O filme retrata as dificuldades enfrentadas pelas mulheres empreendedoras em um mundo machista, mostrando os esforços que essas figuras precisam fazer para que suas ideias sejam ouvidas.
Além disso, o longa também discute a importância de se ter coragem e determinação, buscando, através do empreendedorismo, desafiar as convenções e romper com os padrões.
6. A Vida e a História de Madam C.J. Walker (2020)
E nessa lista não poderia faltar a série “A Vida e a História de Madam C.J. Walker”, que, como o próprio título afirma, narra a história real de Madam C.J. Walker, a primeira mulher negra milionária na história dos Estados Unidos.
O seriado conta os desafios enfrentados pela empresária na criação de sua linha de produtos especializados para cabelos afro nos anos 1900, como a busca por clientes e as dificuldades de investimento.
Além de discutir temas importantes como o racismo e o machismo, a série traz grandes lições para empreendedores, com destaque para a necessidade de mudar e inovar constantemente para se manter forte no mercado.
Se você quer empreender, já aproveita para sentar na poltrona, abrir a Netflix e maratonar essa série incrível e inspiradora!
7. Jobs (2013)
É impossível falar de filmes de empreendedorismo sem citar “Jobs”, o longa que conta a trajetória de um dos maiores nomes do mundo da tecnologia, Steve Jobs, fundador da Apple.
Nesta cinebiografia, somos apresentados aos desafios enfrentados pelo gênio da tecnologia ao longo de toda a sua vida, assim como o seu espírito criativo e inovador que o levou a se tornar um dos maiores empresários da história.
A trama traz enormes lições para empreendedores, como a importância da determinação e o poder da criatividade na criação de um negócio revolucionário.
8. A Rede Social (2010)
Para fechar a lista com chave de ouro, trazemos “A Rede Social”, o premiadíssimo filme que conta a história da criação do Facebook, quando Mark Zuckerberg ainda era um estudante da prestigiada Harvard.
O longa retrata a série de decisões que levaram Zuckerberg a se tornar um das figuras mais ricas e influentes do planeta, o que inclui os conflitos com os parceiros de negócio e a expansão da rede social até o que ela é atualmente.
Como lições para empreendedores, o título ensina sobre a importância de ter parceiros confiáveis, além da necessidade de persistir para tirar uma ideia do papel e alcançar o sucesso.
Artigos relacionados: