Como funciona o consórcio contemplado de carros, motos e caminhões?

Os consórcios são uma excelente opção para quem quer destinar parte do orçamento para investir em um veículo, imóvel ou outro bem e fazer compras parceladas de alto valor, sem lidar com as burocracias e juros de um financiamento.

Com ele, você paga uma parcela fixa por mês até o momento da contemplação, que é quando a carta de crédito será disponibilizada para que você possa ter acesso ao bem desejado. 

A grande vantagem de contratar um consórcio é saber o quanto de dinheiro será despendido para isso, sem sustos e sem se deparar com taxas escondidas. Além disso, o prazo é determinado, o que torna esse investimento muito viável.

A contemplação pode ocorrer de diversas formas e o modelo adotado no consórcio é definido no momento da contratação, então você já sabe como vai acontecer. Os modos mais comuns são por sorteio ou lances. 

Como isso pode acontecer a qualquer momento, pode tanto ser muito rápido ou demorar um pouco mais e não é todo mundo que pode – ou quer – esperar. 

Como funciona o consórcio contemplado de carros, motos e caminhões?

Nesses casos, o mais recomendado é optar pelo consórcio contemplado. Mas você sabe o que é essa modalidade de crédito e como ela funciona? 

Vamos te explicar, acompanhe!

O que é um consórcio contemplado?

Essa modalidade de consórcio consiste na compra de cartas que já foram contempladas, ou seja, que já estão disponíveis para serem resgatadas e trocadas pelo bem do consórcio. 

Elas são vendidas por consorciados que, por algum motivo, resolveram abrir mão do negócio. No entanto, a negociação não é feita diretamente com eles, mas mediada por uma administradora de consórcios, para garantir a segurança e sucesso na transação. 

Como a carta de crédito já está disponível no momento da aquisição do consórcio contemplado, quem compra pode usar o valor disponibilizado imediatamente. Isso permite maior poder de negociação e até mesmo a conseguir bons descontos. 

Essa é uma excelente opção para quem deseja adquirir um veículo, como carros, motos ou caminhões. Isso porque, geralmente, a necessidade desses bens é mais urgente, principalmente para quem os utiliza para trabalhar. 

Como citado anteriormente, a maior vantagem do consórcio é sua previsibilidade, que permite a quem não consegue fazer um pagamento à vista evitar as enormes taxas de juros e toda burocracia envolvida em um financiamento. 

Assim, se você deseja adquirir um bem próprio ou expandir sua empresa e seus negócios, a compra de cartas contempladas pode ser uma boa ideia!

Como comprar um consórcio contemplado?

Ressaltamos aqui que a compra de um consórcio contemplado só deve ocorrer por meio de administradoras confiáveis e certificadas pelo Banco Central. 

Essas administradoras funcionam como intermediárias entre quem quer vender e quem quer comprar uma carta de crédito. Elas entram em contato com os consorciados e negociam com eles essa compra.

Em seguida, as cartas são disponibilizadas para venda e você pode escolher a que melhor se encaixa e tem as condições mais confortáveis para você. 

No momento da compra, você precisará indicar qual bem deseja comprar, já que as cartas são nichadas. Ou seja, se deseja adquirir uma moto, carro, caminhão ou outro veículo, você precisa indicar que tem interesse em um consórcio de automóveis. 

Atenção: não é possível utilizar uma carta de crédito de uma modalidade para adquirir um bem de outra. Cartas de imóveis só servem para imóveis, carta de automóveis apenas para automóveis, e assim por diante.

Após a escolha, é feita a checagem de documentos, tanto do comprador, quanto do vendedor, para ter certeza de que todas as informações estão certas e, assim, tornar a transação segura.  

Em seguida, a administradora transfere a propriedade da carta para o comprador que, além de ter o valor do crédito à sua disposição, deve assumir a responsabilidade sobre o consórcio até o final, pagando as parcelas restantes e arcando com outras necessidades. 

Mesmo precisando assumir essas responsabilidades, a compra do consórcio contemplado ainda vale mais a pena e tem melhor custo benefício do que os financiamentos. 

Para compensar ainda mais, o recomendável é comprar cartas de crédito de grupos que já estejam perto do final porque, nesses casos, o tempo de comprometimento com o consórcio será menor. 

Fique atento

Como a compra do consórcio contemplado só pode ser feita por meio de administradoras, não caia na tentação de comprá-lo diretamente com pessoas físicas para não cair em golpes. Desconfie de ofertas mirabolantes para evitar o famoso “barato que sai caro”!

Leia o contrato com bastante cuidado e atenção e, se tiver dúvidas, pergunte tudo que precisar saber para o representante da administradora para ter certeza de que o negócio será confortável, seguro e fará sentido para você.

Por último, se você for contratar um seguro para o seu automóvel não deixe de procurar um advogado especialista em seguros para ele te ajudar em todo o trâmite de contratação.

Ideias e Finanças

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

Outros artigos

Você pode ter interesse em:

Saia da era das planilhas eletrônicas

Saia da era das planilhas eletrônicas

Doces para vender e obter uma renda extra

Doces para vender e obter uma renda extra

Quais são os benefícios do Instagram para empresas?

Quais são os benefícios do Instagram para empresas?

Quais as principais skills da Alexa na área de Negócios e Finanças

Quais as principais skills da Alexa na área de Negócios e Finanças

Como poupar dinheiro para abrir um negócio?

Como poupar dinheiro para abrir um negócio?

Papel-moeda: entenda a sua importância na economia

Papel-moeda: entenda a sua importância na economia