Qual melhor relógio de ponto para pequena empresa?

Qual melhor relógio de ponto para pequena empresa?

Sabemos que cada empresa tem uma demanda, por isso existem diversas opções de relógio de ponto. Um relógio de ponto para pequena empresa, por exemplo, administra um número menor de pessoas, diferente do que será instalado em uma grande empresa.

Ele é uma ótima ferramenta para vistoriar a jornada de trabalho, o que assegura tanto o empregado, quanto o empregador, assim como catracas e o controle de acesso. Mas não é só isso!

Também possui tecnologias extremamente avançadas, sendo um dos sistemas mais seguro contra fraudes, melhorando a gestão de horário e a otimizando.

E, para entender qual a melhor opção para a sua empresa, acompanhe este artigo, no qual detalharemos sobre os principais relógios de ponto, como o relógio homologado e ponto biométrico.

Falaremos também sobre outros tipos de relógio de ponto, para que consiga escolher o mais apropriado.

O que é relógio de ponto homologado

Afinal de contas, o que é um relógio de ponto homologado? Primeiro temos que entender que as regulamentações que regem o uso do relógio de ponto são regidas pelo Ministério do Trabalho.

Dessa forma, em 2009, o mesmo estabeleceu uma Portaria para esse segmento específico, que foi efetivamente ativa a partir de 2012, trata-se da Portaria 1.510. Nela fica definido que todos os relógios seriam homologados pelo órgão.

Talvez não tenha ficado tão claro mas, depois de entendermos o que significa homologar, tudo se explicará: “Homologar é confirmar, legitimar ou aprovar por uma autoridade judicial, ou administrativa, certos atos particulares, a fim de que produzir o efeito jurídico que lhes são próprios.”

Ou seja, o ponto homologado é regido pelas leis e regulamentações estipulados pelo Ministério do Trabalho. O que é uma coisa muito positiva, pois, as leis trabalhistas são muito importantes.

As novas regras que passam a ser exigidas, tanto para relógio de ponto para pequena empresa, tanto para empresas grandes são:

  • Ter memória interna permanente e segura, histórico não pode ser apagado;
  • Número de série identificado cada equipamento;
  • Possuir uma impressora para imprimir um comprovante para cada registro de ponto;
  • Possuir lacre de acesso à parte interna do equipamento;
  • O equipamento deve ter uma única função exclusiva de registro do ponto, não podendo ser usado para demais finalidades.

Portanto, o relógio de ponto para ser comercializado precisa ser homologado, pois, é obrigatório. Outras especificações entram em questão, mas de uma forma mais específica, as citadas acima são especificações gerais.

Por exemplo, a legislação que determina como funciona o ponto eletrônico exige que a cada registro seja emitido um comprovante com nome do funcionário, CPF, número do PIS, local, data e horário.

O ponto biométrico, que é eletrônico, ele não emite um comprovante fiscal físico, já que acessa um banco de dados que combina a sua biometria com a que está arquivado no banco.

Mas ainda assim ficam registrados de forma digital todas essas informações, afinal o registro é a finalidade principal dessa ferramenta.

Como funciona relogio de ponto biométrico

O relógio de ponto é muito encontrado em várias empresas, inclusive os relógios de ponto para pequena empresa. Já que eles são muito práticos e fáceis de utilizar.

O relógio de ponto biométrico mais usado são os que possuem o registro através da digital dos dedos. São colhidas as digitais dos colaboradores e para registrar ponto e ter acesso às dependências da empresa, o mesmo irá usá-las.

Como já dissemos acima, a digital é armazenada em um banco de dados, e quando o indivíduo coloca o dedo no leitor, esses dados são cruzados.

Mas, a biometria não se limita apenas ao uso da digital, com tecnologia avançada, é possível fazer biometria facial, registros faciais e até com a nossa retina, já que a biometria é a mensuração biológica das características da pessoa.

Sabendo disso, não é difícil entender porque os registros com digitais são os mais usados.

A tecnologia para reconhecimento de voz e registro facial é muito mais cara, portanto, os relógios de ponto que fazem leituras digitais saem mais em conta, principalmente em pequenas empresas.

Agora, as grandes empresas investem mais nos outros campos da biometria. Até mesmo por possuírem maiores demandas. No caso de grandes indústrias, por exemplo, podem ter áreas restritas, nas quais o monitoramento de acesso deve ser específico e muito seguro.

Tipos de relógio de ponto

O mais famoso é o relógio de ponto eletrônico. Ele geralmente fica fixo em um lugar da empresa e os colaboradores registram a sua presença através de vários mecanismos como, inserindo uma senha ou cartão de registro.

A partir desses registros, devemos fazer os cálculos sobre os adicionais noturnos, controles de horas extras e descontos por atrasos e faltas. O que deixa tudo mais simples e fácil, além de uma maior segurança para ambos os lados, pois, está tudo registrado, sem erros ou falhas.

Já o relógio de ponto digital tem a mesmas funções citadas acima, porém, por ser digital ele não precisa ficar fixo na empresa. Dessa forma, tendo a opção de ser acessado através da internet e aplicativos.

Para empresas que demandam do trabalho externo a opção digital é recomendada. O relógio de ponto para pequena empresa, por exemplo, pode ser digital.

Uma agência, por exemplo, que tem um profissional que precisa visitar os clientes, marcar reuniões externas, precisa desse recurso para dar flexibilidade e acompanhar a rotina de trabalho do colaborador.

Como podemos ver, cada empresa tem uma demanda específica, e para cada demanda existe um relógio de ponto específico, que atende tanto o empregador, como os empregados. Por isso, para uma boa gestão de jornada de trabalho um relógio de ponto é fundamental.

Portanto, para escolher o melhor relógio de ponto para a sua empresa, agora que já sabe mais sobre esse recurso, pense bem na rotina de cada funcionário, atrelados a rotina da mesma, incluindo qual é o tipo de mercado que atua, dentre outras questões individuais.

Ideias e Finanças

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Os comentários estão fechados.

Outros artigos

Otimizado por Lucas Ferraz.