Importância da educação profissional no Brasil

A educação profissional pode ser o primeiro passo de um plano de carreira. Além disso, o investimento na educação profissional em um país aumenta a competitividade no mercado de trabalho e fomenta a economia.

A formação técnica aumenta a possibilidade de uma renda melhor. Entre duas pessoas com a mesma escolaridade, a que conta com pelo menos um ano de educação profissional tem uma renda 18% maior.

O mercado também sofre uma constante mutação tecnológica e a formação técnica tem mais flexibilidade para acompanhar as mudanças e dar espaço para novas profissões.

Nesse artigo vamos falar sobre a importância da educação profissional no Brasil, e como ela pode ser uma boa oportunidade para o mercado de trabalho.

Educação Profissional no Brasil 

Você conhece a Lei Darcy Ribeiro? Ela estabeleceu dois níveis para a educação no Brasil: a educação básica e a educação superior. Além disso, colocou a educação profissional como uma modalidade complementar. Na educação básica nós temos o ensino fundamental e o ensino médio. Já na educação superior, temos em sequência os cursos de graduação e pós graduação. A educação profissional, portanto, surge como um complemento à educação básica, e pode ser desenvolvida em diferentes níveis de escolaridade. Ou seja, tanto jovens, adultos, ou profissionais já formados, podem ingressar em um curso de educação profissional. São os conhecidos cursos profissionalizantes.

Importância da educação profissional no Brasil

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional ( LDB)  determina que a educação escolar deve se vincular ao mundo do trabalho. Dessa forma, a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é uma modalidade profissional que contribui para a preparação de jovens ao mercado de trabalho.

Cursos profissionalizantes 

Os cursos profissionalizantes se referem a áreas específicas e tem foco direto no mercado de trabalho. A formação tem a intenção de suprir as demandas de setores que estão em alta no país e que precisam de mão de obra qualificada. Com duração menor do que um curso de graduação, o curso profissionalizante pode se dividir em dois segmentos: curta duração e longa duração. Os cursos longos duram em torno de 1 ano e meio e 2 anos, são os cursos técnicos. Esse tipo de curso é ideal para quem busca uma nova profissão, ou aperfeiçoar a sua prática profissional. Automação industrial, mecânica e Segurança do Trabalho são ótimos exemplos de cursos desse tipo.

A curto prazo, nós temos os cursos de qualificação e aperfeiçoamento que duram entre 8 horas a 160 horas. Esse tipo de formação aumenta sua qualificação no mercado de trabalho e pode abrir novas oportunidades. Treinamentos de segurança do trabalho, como curso NR10 para segurança em instalações elétricas, e NR35 segurança em trabalho em altura, são exemplos de cursos que dão um upgrade no seu currículo.

Quais os cursos profissionalizantes mais procurados?

  • Eletrotécnica 
  • Segurança do trabalho;
  • Mecânica;
  • Secretariado;
  • Edificações;
  • Enfermagem;
  • Logística.

Porque a educação profissional é importante para o país? 

A educação profissional tem relação direta com o desenvolvimento econômico do país. Uma vez que, adquirindo novas habilidades e qualificando a mão de obra, pode-se implantar novos produtos e métodos de produção. Historicamente, pode-se observar isso em países que foram destruídos pela Segunda Guerra Mundial, como o Japão, mas que conseguiram se reerguer por causa do investimento em educação profissional.

 O conhecimento é um bem de grande valor em qualquer setor, e a capacidade de inovar e criar novos processos contribui para o desenvolvimento econômico do país de modo geral. Um país é competitivo economicamente quando sua população tem um alto nível de capacitação. Além do retorno por meio de melhores salários e aumento da empregabilidade, o investimento em educação fomenta a liberdade e protagonismo dos indivíduos, ajuda a combater a exclusão social e incentiva a formação de cidadãos capazes de promover mudanças.

4 motivos para se fazer um curso profissionalizante 

Decidir por uma formação profissional não é fácil. A escolha depende de questões como personalidade, condições financeiras, disponibilidade de tempo e interesses pessoais. Se você é um jovem que acaba de sair do ensino médio e quer entrar para o mercado de trabalho, o curso profissionalizante pode ser um excelente primeiro passo. Mas se você já está no mercado de trabalho, e deseja migrar pra outra área ou buscar um aumento salarial, o curso profissionalizante também pode te ajudar. Nos listamos algumas vantagens dos cursos profissionalizantes para ajudar você nessa escolha:

1. Investimento de baixo custo

Os cursos profissionalizantes podem ser até 40% mais baratos que a graduação tradicional. Além disso, mesmo com um investimento baixo você pode ter um retorno rápido. 

2. Aumenta as oportunidades no mercado de trabalho

Se você está entrando no trabalho, ou procura novas oportunidades, o curso profissionalizante pode dar maior competitividade no mercado de trabalho. Por ser um curso voltado às demandas do mercado, você pode estabelecer uma boa rede de contatos. Além disso, algumas instituições fazem parceria com empresas para encaminhar seus alunos. 

3. Especialização em mais de uma área

Por ser um curso de curta duração você não precisa ficar restrito a uma única área. A cada dia se pede profissionais flexíveis e multifuncionais. Ter uma formação profissional que engloba duas ou mais áreas diferentes pode ser um destaque no seu currículo.

4. Reciclar o conhecimento profissional

Os cursos profissionalizantes também podem ser uma boa opção para reciclar os seus conhecimentos na área que você atua. Os avanços tecnológicos são cada vez mais rápidos e dinâmicos, estar atualizado e expandir os conhecimentos que você já tem é o básico para todo profissional.

Ideias e Finanças

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

Outros artigos

2020 e as Finanças Pessoais

2020 e as Finanças Pessoais

2020 começa com novas regras. E essas novas regras vão mexer com o bolso do brasileiro. Trata-se de leis, resoluções e decretos aprovados durante o ano de 2019, mas...

Ler artigo

Você pode ter interesse em:

Cursos de inglês gratuitos: Como estudar de graça? Descubra!

Cursos de inglês gratuitos: Como estudar de graça? Descubra!

Curso de instalação de câmeras de segurança CFTV online com certificado

Curso de instalação de câmeras de segurança CFTV online com certificado

Curso de fotografia online com certificado

Curso de fotografia online com certificado

Curso completo de tatuagem estética

Curso completo de tatuagem estética

Curso de ovo de páscoa online com certificado

Curso de ovo de páscoa online com certificado

Curso de banho e tosa online com certificado

Curso de banho e tosa online com certificado