Provavelmente você já pesquisou no Google e viu alguns links em destaque, no canto superior da página, ou acessou um site e viu um banner com um anúncio em algum local, ou navegando no youtube, entrou em algum anúncio antes e durante o tempo que estava assistindo um vídeo. Esses três tipos de anúncios têm algo em comum: eles podem ser gerenciados via Google Ads.
O Google Ads é a plataforma de anúncios do Google e a sua primeira versão foi lançada em 2000 e desde lá é líder no mercado de Mídia Online, ele possibilita que as pessoas criem anúncios de pesquisa, no youtube, de display, no gmail e também na Play Store.
O grande diferencial do Google Ads é que as empresas que anunciam podem se destacar com vários tipos de públicos que se interessam realmente pelo seu conteúdo. Ou seja, é investido em uma audiência que é qualificada e que realmente tenha alguma relação com o seu negócio, baseado em cookies e em palavras-chave, assim os anunciantes determinam onde os anúncios serão exibidos.
O que este artigo aborda:
- Como funciona o Google Ads
- Como é feito esse índice de qualidade?
- Os principais erros de quem está começando a usar o Google Ads
Como funciona o Google Ads
Não é tão simples como parece, não adianta apenas fazer o pagamento que os resultados irão surgir. A plataforma de anúncios Google funciona como um leilão, os anunciantes oferecem dinheiro, para obterem clicks, mas no Ads, nem sempre o maior lance que vence.
Dessa forma, o Google combina alguns fatores que estão ligados à qualidade para decidir a posição de cada link de anúncio. Com base ele utiliza o Ad Rank.
Além de pagar, o anúncio precisa ser bom, explicativo, ter diferenciais e qualidade.
O Ad Rank mescla Índice de Qualidade (IQ), com o Lance (CPC máximo). Porém, mesmo que os concorrentes deem lances maiores, o anúncio vem a se destacar se a qualidade dele for melhor que as demais.
Como é feito esse índice de qualidade?
Esse Índice de Qualidade (IQ) é feito pelo Google e gera uma nota de 1 à 10. Além disso, essa nota, juntamente com o lance, é o que vai determinar a posição do seu anúncio.
Esse ÍQs contam com alguns componentes, são eles:
- CTR
- Página de destino
- Relevância.
E para a criação do anúncio é só criar uma conta no Google Ads, clicar em começar agora, colocar o seu e-mail e preencher alguns dados, como:
- Um pouco sobre a sua empresa
- Sua primeira campanha
- A forma de pagamento
Se você já está convencido a usar o Google Ads, comece a criar os seus anúncios, desde já.
Leia Também: 6 tipos de anúncios no Google ADS
Os principais erros de quem está começando a usar o Google Ads
Existem alguns erros que todos podem acabar comentando ao começar o uso da ferramenta de anúncios e se você puder evitá-los, os resultados podem chegar mais rápido.
Um deles é não se planejar e ter metas definidas, tendo em vista que o investimento precisa ser encarado como a compra de uma casa, você precisa saber exatamente quanto vai gastar, onde quer chegar e por qual caminho.
Outro deles é trabalhar apenas com o fundo do funil, indo direto para o momento da venda. É preciso lembrar que em muitos mercados, os clientes em potencial ainda não estão prontos para fechar negócio e ir direto para o fundo do funil é um problema, porque pode ser que o conteúdo não esteja otimizado para fazer vendas. É preciso de um planejamento prévio muito bem estruturado para fazer a captação dos clientes.
- É preciso também lembrar de focar sempre nos clientes, antes do custo.
- Seguir as regras recomendadas pelo Google
- Mensurar os resultados
- Diversificar os canais e não apostar apenas no Ads
Hoje em dia há profissionais especializados nessa área, são conhecidos como gestores de tráfego, eles estudaram toda a ferramenta e te ajudarão com as melhores estratégias para alavancar os seus anúncios. Esses são encontrados em agência de marketing digital.
Agora que você já sabe um pouco dos prós, que são muitos e dos contras, que é resumido em tomar certos cuidados, você pode, de maneira simples, usar o Google Ads a seu favor.
Com o Google Ads você pode gerar resultados imediatos para o seu negócio. Além disso, ele pode te ajudar a descobrir novas palavras-chave para SEO e assim te trazer potenciais clientes em todos os estágios do funil.
Artigos relacionados: