Sua empresa já tem um aplicativo? Qual a importância de ter um aplicativo? Será que vale a pena sua empresa criar seu próprio aplicativo? Se essas são suas dúvidas, com certeza, vai gostar de ler esse artigo, pois vamos falar aqui desse poderoso mercado de aplicativos e porque sua empresa, se ainda não tem, deve apostar em um app agora mesmo. Confira!
Primeiramente, é preciso entender que, mais do que qualquer outra coisa, um aplicativo ajuda a aproximar e fidelizar o cliente, e no caso de vendas, é criado um novo canal, mais rápido e prático, além de ajudar a manter a marca atualizada no mercado.
Mas, afinal, como fazer um aplicativo para minha empresa? Será que vale a pena mesmo?
Então, o mundo gira, e está cada vez mais digital, e o mercado de aplicativos, que não para de crescer, pode comprovar isso, assim sendo, as empresas que não acompanharem todo esse movimento, independentemente de seu tamanho, irão ficar para trás.
Nesse sentido, não basta apenas ter um site e presença nas redes sociais, é preciso, também, investir em um aplicativo.
Vale lembrar, no entanto, que um aplicativo pode apresentar diferentes finalidades, desde o fortalecimento de alguma marca, até a aproximação com o potencial cliente, ou ainda a apresentação de produtos e serviços para a venda, acompanhamento do processo de venda até a confirmação de entrega.
O que este artigo aborda:
Praticidade
Antes de qualquer coisa, como foi dito, um aplicativo visa facilitar toda a jornada dos clientes, portanto, primeiramente, deve oferecer praticidade, respondendo aos principais objetivos de sua empresa. Assim, por exemplo, se o principal objetivo da empresa for aumentar as vendas, o app deve ser, principalmente, voltado para smartphones.
Deve possibilitar que, com apenas alguns toques no celular, o cliente possa acessar, de forma super simples, informações e produtos, utilizando a internet móvel.
Sem dúvida, as empresas já perceberam que ao apostarem na venda por aplicativo conseguiram entrar e um novo canal de vendas e de comunicação.
Nesse sentido, empresas que apostam em aplicativos, atualmente, já conseguem se destacar e sair na frente das demais, tendo muito mais chances de sucesso.
Vantagens de apostar em um aplicativo para sua empresa
Dentre os muitos benefícios em adotar na sua empresa um aplicativo, podemos destacar a aproximação com os clientes e, por oferecer mais praticidade, acabar sendo a primeira escolha quando eles precisarem de produtos ou serviços.
Outra vantagem seria a praticidade em toda a jornada de compra, já que o aplicativo simplifica o processo de vendas de produtos. E isso porque o fácil acesso aos produtos ajuda no engajamento e no reconhecimento da marca.
E mais, um aplicativo para o uso comercial e empresarial bem feito, além de estreitar o relacionamento entre cliente e marca, ainda vai permitir facilidades, como promoções e sorteios, que incentivará o cliente a consumir mais.
E, claro, como cupons de desconto estão em alta, um aplicativo deve aproveitar esse boom e oferecer, também, cupons de desconto para quem baixar e indicar o app de vendas para os amigos.
No mais, é fundamental saber usar o aplicativo como mais um canal de comunicação, em que o público possa dar sua opinião e sugestão a respeito da empresa e de seus produtos.
Como criar um aplicativo?
Com toda a concorrência atual no mercado, certamente, o desenvolvimento de um aplicativo não é algo que deva ser deixado nas mãos daqueles sobrinho que sabe tudo sobre internet, ou seja, é fundamental investir em um bom desenvolvedor.
É importante, portanto, que a arquitetura e o visual do aplicativo, voltado para smartphones, apresente uma navegação intuitiva, ou seja, bem simples, com fotos e textos descritivos dos detalhes dos produtos, para facilitar a aquisição dos produtos e todo o processo de compra.
E, como não poderia ser diferente, é fundamental que o aplicativo seja testado muitas vezes, antes de ser publicado, nessa hora, vale apelar para amigos próximos, parentes, enfim, para testar sua usabilidade, sem correr o risco de ser alvo de críticas por falta de testes.
E é isso, como podemos ver, as empresas já perceberam a importância de ter um aplicativo e, claro, portanto, vale muito a pena investir em um app para chamar de seu se não quiser ficar para trás.
Artigos relacionados:
- Doces para vender e obter uma renda extra
- Quais documentos levar para o cartório na hora da compra ou venda de um veículo
- Escala Beck: entenda o que as empresas estão utilizando para recrutamento e seleção
- Desenvolvimento de site: qual a importância desse investimento para sua marca
- Qual a importância de automatizar os processos da sua empresa?