Ideias e Finanças

Desconhecido para muitos investidores, o mercado de opções tem se mostrado uma boa opção para aplicação a curto, médio e longo prazo. Confira mais sobre ele e saiba se vale a pena investir!

Sempre que sobra um dinheiro, muitas pessoas não sabem o que fazer com essa renda a mais, seja realizar a contratação de um plano de previdência fechada e aberta, deixar render nas diversas opções de investimento que existem (renda fixa, renda variável) ou fazer aquela aplicação na Bolsa de Valores em uma empresa conhecida (como a Petrobras).

Além disso, quando se fala em Bolsa de Valores muitos só pensam no investimento em ações e acreditam que seja a única opção viável para conseguir aplicar nesse mercado.

No fundo tudo isso não é verdade, há vários modos de se investir nas empresas e uma delas é o mercado de opções. Por isso, nesse texto vamos falar sobre ele, seus benefícios e se  ele vale a pena.

Então se você é daquelas pessoas que gosta de um investimento mais seguro ou quer ganhar muito dinheiro arriscando, esse artigo é para você. Boa leitura.

O que este artigo aborda:

Vale a pena investir no mercado de opções?
Vale a pena investir no mercado de opções?
Pin It

O que é o mercado de opções?

O primeiro ponto a se destacar é que essa é uma excelente opção para as pessoas que têm medo de investir na Bolsa por conta do risco de “perder tudo”.

Conforme a explicação, você verá que nesse caso as possibilidades são pequenas, já que o mercado de opções não oscila tanto quanto o mercado de ações normal.

Inclusive você verá que existe a possibilidade de não haver oscilação nenhuma e você saber o quanto vai ganhar depois de um tempo, esse tipo de modelo é chamado de hedge.

Então, no modelo hedge, se você comprar ações da Petrobrás no mercado de opções por 35 reais, o vendedor chamado de “lançador”, pode, por exemplo, estabelecer que depois de 10 anos você poderá vender ela por 75 reais.

Algumas ações também permitem vender os papéis com o valor específico do dia, portanto, se for interessante, você pode pôr à venda a opção que comprou antes do tempo e ganhar mais do que ganharia no final.

Como funciona o mercado de opções

Basicamente no mercado de opções você tem várias possibilidades e quanto mais risco você tomar, maior é a chance de retorno de investimento. No mercado de opções as ações são negociadas entre uma pessoa que é dona de um título e vai passar para a outra.

Essa pessoa tem a possibilidade de vender esse ativo que ela comprou por um valor fixado, ou seja, ela já sabe o quanto vai ganhar depois de um certo período, sem o risco de receber menos, nem a chance de se receber mais.

No entanto, há meios de se fazer a tal “alavancagem” para ganhar ainda mais dinheiro e nesse caso específico, você pode sim perder grande parte ou todo dinheiro que você investir, por isso, verifique bem antes de tomar essa decisão.

Vantagens de se investir no mercado de opções

Como existem dois modelos, vamos falar especificamente sobre o quanto eles são úteis para o investidor seguro e aquele que quer arriscar.

  • Vantagem de optar pelo modelo hedge: Talvez a maior vantagem de todas é que se você não fizer a opção de alavancagem, você vai ter a segurança de ter um valor garantido depois de um tempo.
  • Vantagem da opção de alavancagem: para quem busca ganhos rápidos, pode ser também uma opção mais interessante que o mercado de ações que conhecemos nos dias de hoje, mas não se pode esquecer do risco de perder dinheiro.

Se você é o tipo de investidor que gosta de segurança e pensa no tesouro direto ou fundos imobiliários, o mercado de opções pode ser interessante e bem mais lucrativo, basta escolher o melhor papel e comparar os rendimentos.

No entanto, se você gosta de se arriscar, ele também é vantajoso por conta da opção de alavancagem onde se pode ganhar muito dinheiro em pouco tempo.

Riscos de investir no mercado de opções

O risco de perda do mercado de opções no caso de você optar por alavancagem é muito alto.

Para o analista Fernando Góes, devido a volatilidade dessa opção “você pode perder 100% ou ganhar 500%”.

A volatilidade acontece devido ao fato que o valor não está vinculado ao tamanho da empresa que você tem o ativo, mas sim a um comportamento desse ativo que pode ou não acontecer.

A volatilidade e a possibilidade de perder tudo é a única dor de cabeça desse tipo de opção, mas lembre-se que isso só acontece caso você esteja optando pela alavancagem, no modelo “hedge”, você vai receber seu valor cheio no final sem alterações, o que é muito seguro.

Diferente das ações na bolsa que você compra naturalmente que dificilmente vão desvalorizar 100%, nesses casos de alavancagem, existe essa possibilidade, pois as suas ações  dizendo no jargão do mercado “vão virar pó”, se não se comportarem conforme você tem em mente quando chegar o vencimento delas.

Como você deve imaginar, apesar desse risco, não há também a possibilidade de uma ação valorizar 500% em um dia, então esse lucro você não terá no mercado de ações comum.

É uma possibilidade de 50/50, onde você pode perder ou ganhar, por isso pode ser tão rentável no caso de ganhos.

Como você pode investir no mercado de opções

Agora que já falamos dos benefícios e riscos, vamos de fato ao que importa. Explicaremos abaixo como você pode investir no mercado de opções.

A primeira ação a ser feita é escolher uma corretora para fazer esse investimento.

Escolha sempre uma corretora segura, isso é muito importante, portanto pesquise muito, mas sempre olhe para as melhores taxas de negociação para valer a pena.

Depois você deve pensar como você quer fazer seu investimento, quer alavancar? Ou você é uma pessoa que não gosta de arriscar? É nesse momento que vai decidir.

É importante que você escolha as ações que você tenha segurança de não perder dinheiro no caso de você optar por alavancagem, ou no caso da opção do valor fixo, faça as contas do rendimento pelo tempo que você terá aquela rentabilidade e compare com outros investimentos seguros e seus rendimentos.

É bom também comparar os rendimentos de opções diversas, pois podem ser bem diferentes também. Após escolher, você comprará as opções via sua corretora e é só esperar o retorno, ou começar a estudar o mercado e ver as enormes possibilidades para alavancar.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse