O que fazer para complementar a renda?

Dois anos após o início da pandemia, a renda extra deixou de ser luxo, fazendo parte do dia a dia dos brasileiros a fim de terminar o mês no positivo. Nem sempre é possível diminuir os gastos, então fazer uma grana a mais com alguma outra atividade é a melhor saída para boa parte das pessoas.   

Uma pesquisa feita pela Acordo Certo mostrou que 77% dos entrevistados gostariam de ter uma atividade além da principal para conseguir mais dinheiro, porém não sabem como fazer.

Se você também faz parte dessa porcentagem, continue esse texto do Ideias e Finanças e descubra como complementar sua renda no fim do mês para quitar dívidas e alcançar seus objetivos. 

O que é renda extra? 

Antes de mais nada, o que exatamente é a renda extra? É aquela grana a mais no fim do mês que difere da sua fonte de renda principal. Ela pode servir como um complemento da sua renda para conseguir pagar as contas ou simplesmente para investir em outras metas. 

Ou seja, será aquele ganho a mais do que o esperado quando a fatura do cartão chegar. O objetivo da renda extra é te assegurar um respiro no seu orçamento.

O que fazer para complementar a renda?

Qual a importância de ter uma renda extra? 

A renda extra não precisa estar atrelada a uma desorganização financeira. Apesar de muitas pessoas procurarem a renda extra para quitar dívidas ou resolver outras necessidades básicas, ela também poderá te dar:

  • Mais segurança para viver sem medo de a falta de dinheiro te deixar na mão;
  • Melhorar a qualidade de vida, deixando-a mais confortável;
  • Poder atingir suas metas com mais rapidez;
  • Montar ou melhorar a reserva de emergência;
  • Montar ou aumentar a poupança;
  • Testar o início de um futuro empreendimento próprio.

Incrível, não? Ou seja, há muitos outros motivos para buscar uma fonte alternativa de renda. 

Você sente que tem necessidade de ter uma renda extra? 

Após te mostrar as diferentes possibilidades da renda extra, você se encontrou em alguma delas? Provavelmente sim, não é? Afinal, uma grana a mais no fim do mês faz bem para todos, independentemente da motivação.

Curto ou longo prazo 

Agora que já se encontrou em algum dos itens mostrados, precisará avaliar se a grana extra precisa ser a curto ou longo prazo conforme os objetivos que está traçando. Confira abaixo:

Longo prazo

Você é paciente para o retorno da renda? Se não estiver apressado, poderá investir em atividades a longo prazo, como criar um aplicativo ou escrever um livro, por exemplo. O processo de criação será mais demorado, tendo o retorno apenas após pronto. 

Curto prazo 

Quer o retorno do valor mais rápido? Então precisará focar em atividades que tenham um ganho imediato, como motorista de aplicativo, por exemplo. Confira outras dicas em nossa lista para se inspirar. 

Tipo de renda extra 

Agora que você já entendeu o que é a renda extra e qual a sua importância, poderá se guiar pela nossa lista com as atividades mais comuns atualmente:

Tem algum talento? 

Você tem algum talento que pode ser passado para frente? Com o avanço da internet, a possibilidade de ensinar alguma habilidade a outras pessoas cresceu imensamente nos últimos anos. Agora você pode lecionar através de alguma sala virtual, seja qual for o assunto.

Ou seja, você poderá fazer sua renda extra sem sair de casa, economizando na locomoção e o aluguel de uma sala física, por exemplo. Você poderá dar sua aula através de alguma sala virtual, como Google Meet ou Zoom, ou mesmo gravar as aulas e vender esses vídeos, por exemplo. 

E quais coisas podem ser ensinadas? Aulas de matemática, redação e outras disciplinas escolares. Pode dar aula de línguas ou aulas particulares de dança, yoga e música. A lista é enorme. 

A dificuldade no início será para conseguir esses alunos, mas com organização você pode divulgar suas aulas pelas redes sociais ou o famoso boca a boca (fale com seus amigos e familiares). 

Apenas um adendo: antes de investir nessas aulas, veja se é paciente e didático o suficiente para passar seus conhecimentos para frente.

Freelancer 

Outra forma muito comum de fazer renda extra é por freelas. Você tem habilidades com comunicação? Então poderá fazer freelancer com marketing, redação ou publicidade, por exemplo. Confira nosso link com todos os detalhes que você precisa para entrar nesse mundo. 

Investimentos 

Já pensou em investir? O brasileiro tem o pé atrás quando o assunto é investimento, mas você pode fazer isso de maneira ativa e segura. Confira nosso link e entenda tudo sobre o processo. 

Venda coisas que você não usa mais 

Está com roupas e aparelhos domésticos parados no fundo do armário? Coloque-os para vender! Você pode criar um brechó online se tiver muitas roupas e acessórios ou divulgar os produtos na OLX e marketplace do Facebook, por exemplo.

Venda doces

Ganhar dinheiro vendendo doces e bolos já virou costume no Brasil. E por quê? Porque não tem erro. Quem não gosta de um docinho pós almoço? 

Essa opção costuma dar muito certo, mas claro, é preciso ter afinidade com a confeitaria geral a fim de fazer quitutes bonitos e gostosos. Porém, o YouTube está aí para você aprender e aprimorar suas habilidades na cozinha. 

Para precificar seu trabalho, anote todos os gastos que tiver com os ingredientes, não esquecendo dos custos com água, luz, gás, embalagens, além do tempo para preparar tudo. Comece vendendo para amigos, parentes e colegas de trabalho. Invista em uma rede social para divulgar as guloseimas! 

Seja um Afiliado

Outra profissão do momento é a de afiliado. Aqui você gerará lucro ao vender produtos por canais digitais de outras pessoas, conseguindo uma comissão por cada venda realizada. O investimento é zero e os lucros são infinitos, mas claro, será preciso paciência e dedicação para divulgar os produtos/serviços. 

Trabalhe como motorista

Você tem algum veículo próprio? Então virar motorista de aplicativo nas horas vagas pode ser uma boa escolha se quiser complementar sua renda. Basta um celular e um carro para poder trabalhar em apps como Uber e 99 ou mesmo Blablacar, dividindo o valor total da gasolina.   

Como lidar com o dinheiro e as despesas? 

Você ganhou o dinheiro que precisava, e agora? Como lidar com essa renda e as despesas presentes? Preparamos passo a passo para você. 

Ideias e Finanças

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

Outros artigos

Você pode ter interesse em:

Como economizar dinheiro no dia a dia?

Como economizar dinheiro no dia a dia?

Como evitar dívidas e manter as contas em dia?

Como evitar dívidas e manter as contas em dia?

6 melhores apps para finanças pessoais

6 melhores apps para finanças pessoais

Afinal, como dividir o salário corretamente?

Afinal, como dividir o salário corretamente?

O Que Significa Melhor Data de Compra no Cartão de Crédito?

O Que Significa Melhor Data de Compra no Cartão de Crédito?

Taxa da Selic cai! Você sabe quais são os impactos na sua vida?

Taxa da Selic cai! Você sabe quais são os impactos na sua vida?