Ideias e Finanças

energia solar tem sido cada vez mais procurada para assumir o papel de principal matriz energética, tanto em residências, quanto em empresas. Mas, muitos ainda não entendem as amplas vantagens da energia solar para empresas.

Pensando nisso, vamos destrinchar este assunto para que você sabia a fundo o que é energia solar, como ela funciona e todos os benefícios de quando instituições resolvem recorrer a este recurso energético.

O que é energia solar?

A energia solar, como nome já diz, é a energia que vem do Sol. Ela é de origem limpa, pois não danifica o meio ambiente para ser produzida e não explora nenhum recurso que possa deixar de existir, já que o sol é uma fonte inesgotável.

As duas principais formas de aproveitamento da energia solar são a geração de energia elétrica (sistemas fotovoltaicos) e o aquecimento solar de água (sistemas heliotérmicos).

Os raios solares são captados através de sistemas que conseguem retê-los e armazená-los. Os sistemas de energia solar fotovoltaicos são muito promissores, são eles que transformam energia solar em energia elétrica e, contam com muita eficiência ao armazenar energia solar.

Criados a partir de tecnologias de ponta, receptores de luz solar têm recebido cada vez mais investimento, devido ao grande potencial da mesma, principalmente quando falamos de energia solar para empresas.

O Brasil foi o primeiro país subdesenvolvido a fábricas células fotovoltaicas, já que é abundante em silício, matéria prima usada na fabricação de células fotovoltaicas, encontradas em placas solares.

Por estar localizado próximo à Linha do Equador, uma região de alta incidência solar, o país conta com um cenário favorável para a geração energética a partir da energia solar. Se pararmos para analisar, maioria dos nossos estados têm grande incidência de raios solares.

Como funciona a energia solar?

A energia solar precisa ser transformada em elétrica ou energia térmica. Dessa forma é utilizada de inúmeras formas, desde a obtenção de luz até o aquecimento de água para banho, ou reuso, no caso de grandes indústrias.

Os painéis ou placas fotovoltaicas utilizam um método direto de produção de energia elétrica. A luz solar é absorvida nas células solares, também chamadas fotovoltaicas ou fotoelétricas que são feitas de material semicondutor, geralmente de cristais de silício.

No caso de energia solar para empresas, a energia é utilizada em larga escala. Funciona da seguinte forma: são instalados painéis solares na parte exterior – geralmente no telhado das edificações.

A instalação, muitas vezes, permite a fácil expansão do sistema, no caso da empresa crescer e necessitar de uma maior geração de energia. Tudo feito de forma prática.

Já a energia heliotérmica, produz energia elétrica indiretamente.

Acontece da seguinte forma: a luz solar é refletida por espelhos e concentrada em forma de calor, em um receptor. Em seguida, essa energia é transformada em energia mecânica e, por fim, em energia elétrica.

Ela é uma alternativa para usinas que precisam de altas temperaturas e usam combustíveis fósseis (carvão, óleo, gás). E, o melhor é que além de serem mais rentáveis, contribuem muito para o meio ambiente, já que o uso de combustíveis fósseis é muito prejudicial.

Energia solar para empresa compensa?

Claro que cada empresa tem demandas específicas, mas acreditamos que sim, compensa muito investir em energia solar para empresas. Principalmente pelo fato de melhorar a gestão financeira de energia no fim do mês, quando as contas chegam.

Um sistema de captação de luz solar permite uma redução de até 99% nos gastos com a conta de luz. Um grande benefício para empresas, já que, na maioria dos nichos de mercado, é necessário gastar muito.

Outra coisa muito importante é que, as empresas que utilizam energia solar praticamente não dependem da energia da distribuidora (ou de empresas de distribuição) e, por isso, não estão sujeitas ao Sistema de Bandeiras Tarifárias, que está em vigor desde 2015 e tem acarretado em um aumento de até 60% nas contas de luz.

Muitos estados também contam com um projeto que incentiva empresas e indústrias a fazerem uso de energia solar, já que é um recursos de interesse público também, principalmente quando os investimentos só tem crescido com relações a produção de energia alternativa.

O Programa de Desenvolvimento da Geração Distribuída de Energia Elétrica, lançado em 2015, pelo ministério de Minas e Energia.

E tem o objetivo de é diminuir o consumo de energia termelétrica, que é distribuída quando as usinas hidrelétricas não conseguem responder à demanda do país por conta de baixos níveis de água em seus reservatórios.

Custo X benefício a médio e longo prazo

Os valores dos sistemas e instalação não são os mais baratos, então se você não pesquisa a fundo e não entende como terá retorno ao investir em energia solar para empresas, pode ser que perca o interesse.

Mas, após fazer cálculos simples de economia na gestão de energia – energia essa de qualidade e sustentável – verá que é uma grande aposta.

O principal fato, que comprova isso, está ligado à durabilidade dos sistemas usados para captar energia solar. Eles duram décadas, e exigem pouquíssimos gastos com manutenção, o que faz com que a médio e longo prazo você receba em economias tudo que investiu inicialmente.

Além disso, os investimentos em energia limpa e alternativa crescem a cada ano, o que significa que os valores vão diminuindo gradualmente, de acordo com a demanda de mercado (que tem sido muita) e sua otimização.

Muitas tecnologias estão sendo desenvolvidas, com isso, os estados brasileiros estão investindo na energia solar.

Tanto que em Minas Gerais, um dos estados que mais produzem energia solar no Brasil, já conquistou isenção do ICMS sobre a energia solar e a alta tarifa de energia comum.

É possível também agregar às empresas, após dar início ao uso de energia limpa, fatores de sustentabilidade e responsabilidade cívica, o que é de extrema importância hoje em dia.

Dessa forma, fazer o uso de energia solar valoriza a sua marca e acarreta no melhor custo benefício, pois o seu cliente perceberá que sua empresa está envolta a uma cultura organizacional que é aliada do meio ambiente e do bem-estar social.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse