Ideias e Finanças

Empreendedor não é simplesmente a pessoa que abre o seu próprio negócio, empreendedores são mais que isso, empreendedor é aquele que tem a capacidade de desenvolver por meio de suas habilidades uma forma inovadora para criar novos conhecimentos, bens e produtos.

O empreendedor de uma forma geral possui em essência característica criativa e pesquisadora, além de:

  • Inovação – Para identificar oportunidades aonde ninguém mais consegue.
  • Iniciativa e habilidade – Para transformar suas ideias em ações.
  • Força de vontade – Demonstrando convicção em suas habilidades e não deixando se abater com qualquer problema encontrado.
  • Foco nos resultados – Para buscar os objetivos de uma forma eficaz.
  • Coragem – Para assumir riscos.

Outra característica importante das pessoas com um perfil empreendedor, é a capacidade de ser otimista e direcionar-se constantemente para o sucesso, diferentemente das demais pessoas que neste mesmo cenário enxergariam apenas dificuldades e insucessos.

Essas características são atributos enraizadas em grande parte da população brasileira, e não é à toa que somos hoje o país vice-campeão em empreendedorismo, perdendo apenas para a China, e este número tende a se manter, já que apenas entre janeiro e agosto de 2013 mais de 51 mil pessoas buscaram informações sobre como abrir uma empresa, manter ou ampliá-la.

Uma dica para quem quer abrir seu próprio negócio é ter ousadia e vontade de investir em uma ideia, mas apenas a força de vontade não fará que este tenha sucesso, realizar um planejamento estratégico e financeiro além de avaliar a concorrência e o público-alvo do mercado que irá atuar é imprescindível. Outra dica importante é não forcar-se apenas no negócio em si, mas também apresentar a seus clientes algo que a concorrência não consegue, isso é, ter um diferencial.

Para os empreendedores com menos experiência existem programas de apoio, como o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) que pode ser essencial para quem pensa em iniciar um negócio lucrativo e sustentável.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse