O e-commerce precisa de marketing digital: Saiba as principais maneiras de obter visibilidade da sua loja

Em meio à crise sanitária e ao aumento da taxa de desemprego, muitas pessoas têm encontrado no empreendedorismo uma maneira de lidar com problemas financeiros. As lojas virtuais, bem como o marketing digital para seu e-commerce, são salvações.

Para se ter uma ideia da popularização desse modelo de negócios, dados divulgados pela pesquisa Perfil do E-commerce Brasileiro – do Paypal – indicam que, em 2019 o país possuía cerca de 930 mil empresas virtuais, o número subiu para 1.3 milhão em um ano.

No entanto, engana-se quem acredita que esse aumento repentino no número de novos empreendimentos representou déficits nas vendas ou na lucratividade dessas empresas. 

Isso porque, segundo o NeoTrust, neste mesmo período, o e-commerce brasileiro ganhou mais de 20 milhões de novos consumidores.

Assim, apenas no ano de 2020, esse segmento movimentou aproximadamente R$126,3 bilhões e conseguiu sustentar esse crescimento em 2021, passando por um aumento de 72,2% somente no primeiro trimestre deste ano.

O e-commerce precisa de marketing digital: Saiba as principais maneiras de obter visibilidade da sua loja

Por isso, devido à prosperidade deste setor, o interesse nos investimentos virtuais tem crescido muito, em todos os segmentos.

Em consequência, a procura por formas de realizar uma boa gestão de marketing e branding também tem sido um tópico muito procurado.

E não é para menos. Em um ambiente altamente competitivo, cada vez mais as marcas precisam encontrar maneiras de se manter relevantes e conquistar mais visibilidade. Se esse é o objetivo da sua empresa, continue lendo.

O que é marketing digital?

O marketing digital, assim como as formas mais tradicionais de marketing, é um conjunto de ações e estratégias que visam atrair novos clientes, construir relacionamentos duradouros com os consumidores e desenvolver a identidade da marca, mas em ambiente virtual.

Através de uma faculdade de vendas e marketing, os empreendedores poderão se familiarizar com inúmeras técnicas que viabilizam a promoção de produtos, estabelecimento  de uma comunicação mais precisa com o público e um atendimento personalizado.

O objetivo principal dessas estratégias é fazer com que os clientes passem a ser o centro de todas as ações institucionais, proporcionando o maior índice de satisfação possível durante toda a jornada de compra.

Assim, por meio de diferentes canais digitais – blogs, e-mail, redes sociais etc. – as empresas são capazes de conhecer melhor as necessidades e desejos do mercado e dos potenciais clientes, aperfeiçoando sua atuação para que ela se adeque a esses requisitos.  

Em consequência, quando realizado adequadamente, esses investimentos produzem um retorno financeiro importante que se reflete em todos os estágios do processo operacional. 

Por isso, esse conhecimento é inclusive um dos assuntos do curso de gestão financeira empresarial.

Importância do marketing digital para o e-commerce

Ainda que possa parecer óbvio para os profissionais atuantes na área, muitos empresários iniciantes ainda não compreendem muito bem qual é a real necessidade do investimento nas ações de marketing.

Pois, além de servir como forma de promover um serviço ou mercadoria, essas estratégias também são fundamentais para orientar a instituição e todas as ações gerenciais para que elas conduzam a empresa a um lugar de destaque no mercado.

Desta forma, é possível receber retornos financeiros importantes – como dito anteriormente, essas técnicas podem ser estudadas inclusive no curso de gestão financeira, tamanha a sua importância.

No entanto, para que esses resultados sejam alcançados é fundamental que um bom planejamento seja realizado com antecedência. Afinal, de nada adianta abrir um blog ou um perfil comercial nas redes sociais e não possuir um plano de ação bem fundamentado.

Caso os gestores responsáveis pela implementação dessas estratégias estejam devidamente preparados e aptos para realizar as campanhas, o marketing digital pode ser um grande aliado na construção da:

  • Presença online da marca;
  • Conquista de uma audiência qualificada;
  • Vantagem competitiva em relação à concorrência;
  • Mensuração de resultados mais precisa e imediata;
  • Fidelização dos clientes;
  • Aumento do ticket médio, entre outros.

Por isso, é crucial o investimento em um curso tecnólogo de gestão de pessoas a distancia, desta forma será possível conhecer técnicas para realizar um plano de negócios e garantir a contratação de profissionais capacitados para esse tipo de atuação publicitária.

Como utilizar essas estratégias publicitárias para ter mais visibilidade

Existem inúmeras estratégias de marketing que podem ser de grande ajuda no processo de atração e construção do encantamento no público. No entanto, a combinação das técnicas utilizadas deve estar de acordo com as diferentes especificidades de cada tipo de negócio.

Desta forma, é praticamente impossível definir com certeza uma receita de ações a serem seguidas que resultará em efeitos positivos para todas as instituições comerciais. A aquisição de conhecimento é um caminho, através do curso técnico de gestão financeira.

Por isso, é preciso levar em consideração o tipo de negócio, o segmento de atuação, as condições do mercado e etc.

Contudo, no desenvolvimento do projeto de marketing e na inclusão dessas ações, no processo operacional da sua empresa, há algumas atividades que são bastante comuns entre os mais diferentes negócios e que precisam ser levadas em consideração, como:

Realize um planejamento detalhado

O planejamento é uma das atividades mais importantes para o pleno funcionamento de qualquer projeto, e com a integração das ações de marketing em uma empresa, não é diferente.

Essa organização prévia é capaz de manter toda a equipe no caminho certo, alcançando objetivos almejados pelos empresários, facilita a coleta de informações sobre o público-alvo e sobre o mercado, permite a definição de metas mais vital e reduz os erros estratégicos.

Além disso, junto a um bom plano de negócios – que faz parte da faculdade de gestão de pessoas o que faz –, a estruturação de campanhas publicitárias permite um controle maior dos investimentos, a antecipação de crises e a viabilização do aumento nas vendas.

Defina a persona da empresa

A persona de uma empresa diz respeito a um conjunto de características divididas pelos clientes ideais do seu negócio. 

Conseguir identificar esses traços é fundamental para que a instituição consiga direcionar as suas ações de marketing para os leads que se encaixem perfeitamente nessa descrição.

Assim, as chances de que os investimentos tenham um retorno mais positivo são ainda maiores, já que as propagandas estarão sendo entregues para as pessoas que possuem tendência à efetuação da compra.

Para concluir a construção dessa persona é fundamental que haja uma pesquisa detalhada sobre o meio em que se atua, uma análise dos clientes atuais – ou do público consumidor de empresas concorrentes – e uma montagem desse perfil, que vai exigir:

  • Coleta de dados pessoais;
  • Realização de questionários;
  • Análise das informações demográficas;
  • Reconhecimento do que levou esses clientes até a sua marca;
  • Identificação dos hábitos de compra, entre outros.

Em seguida será necessário formular a persona e compartilhar essa informação com toda a equipe, fazendo com que tanto o setor de design, vendas, marketing ou atendimento pós-venda, sejam capazes de identificar os consumidores com esse perfil.

Invista na produção de conteúdo

O marketing de conteúdo é um dos principais recursos para a efetuação das ações de marketing digital. 

Isso porque, é através destes materiais que você será capaz de iniciar um relacionamento com o público geral, aumentando a visibilidade da marca e criando a reputação da empresa.

Para que isso seja possível, é fundamental que os conteúdos publicados em blogs ou nas redes sociais sejam úteis, de qualidade, únicos e que sejam devidamente otimizados com as técnicas de SEO.

Por isso, os responsáveis por essa tarefa devem ser muito bem capacitados. Assim, a realização de um curso de gestão de pessoas online pode ser fundamental para auxiliar na contratação dos melhores talentos para a sua empresa.

Aposte no e-mail marketing

O e-mail é considerado o canal de comunicação mais pessoal que temos hoje e, desta forma, apresenta inúmeras vantagens para o desenvolvimento de campanhas de marketing exclusivas, segmentadas e altamente efetivas.

Através do e-mail marketing as empresas são capazes de entrar em contato com os clientes, construindo textos, infográficos ou HTMLs que divulguem produtos, promoções ou conteúdos que tenham mais a ver com as suas características de consumo.

Desta forma, é possível fazer com que esses clientes tenham um incentivo adicional para voltar a comprar no seu e-commerce e manter-se em um relacionamento com a empresa.  

Utilize o Google Meu Negócio

Se você deseja aumentar a visibilidade da sua loja virtual, a utilização do Google Meu Negócio é importante nesta jornada. Pois, essa ferramenta é capaz de dar destaque nas buscas locais, oferecendo um alcance maior para a marca e gerando mais credibilidade.

Por meio desta plataforma, os clientes podem oferecer feedbacks e apresentar suas experiências com o seu negócio, auxiliando no processo de conversão de novos leads e facilitando a aquisição de mais cliques no seu site.

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