Ideias e Finanças

Quando passamos por um período de desemprego, ou de dificuldades para iniciar a carreira profissional, costumamos ficar desmotivados, afinal todos querem um retorno rápido. Ao enviar, por exemplo, um currículo de engenheiro ambiental para vagas para engenheiros, queremos conquistar as oportunidades que se ali se encontram.

Mas, não conseguir um emprego, não significa que você não é bom e também não é um motivo para ficar cabisbaixo. Talvez, você não está conseguindo apenas por não procurar nos canais certos está oportunidade tão desejada.

Se procura por vagas de engenheiro mecânico em um Portal Útil que oferece vagas administrativas, por exemplo, não irá obter êxito. O mesmo acontece com vagas de engenheiro civil, arquitetura e outras áreas afins.

Portanto, a primeira lisção sobre como conseguir um emprego é procurar nos lugares certos.

Existem portais que são específicos para determinadas áreas, segmentados para que seja mais fácil para empresa achar um bom profissional, e também o profissional achar uma boa empresa.

Assim sendo, você precisa estar presente nestes canais específicos. Preocupe-se também em se destacar, com um currículo bem elaborado, que tenha objetivos claros e síntese de suas qualificações.

Claro que, se tiver experiência na sua área de atuação vai contar muito, mas caso esteja procurando pela primeira oportunidade de emprego, não deixe de participar de projetos voluntários, eles têm muito peso no currículo, e para sua carreira em si.

E lembre-se, muitos fatores são avaliados para decidir contratar alguém, porém, muitos fatores também devem ser levados em conta na hora de enviar um currículo. Escolha empresas que se encaixam no seu perfil, e nas suas expectativas.

Conseguir um emprego é importantíssimo, mas conseguir um emprego em um cargo que você realmente deseja exercer, é ainda mais. Pensando nisso, vamos falar um pouco sobre as vertentes da engenharia.

Vertentes da engenharia

Você sabia que existem 34 vertentes da engenharia? Muitas né? E você já pensou em qual irá atuar? Claro que, geralmente, isso já deve estar definido desde o início do curso, afinal, existem graduações específicas para cada área.

Mas não custa nada entender um pouco sobre as áreas da engenharia para construir um raciocínio que te permitirá saber o que é esperado de cada profissional de determinada área, a fim de conquistar a tão sonhada vaga para engenheiros.

Vamos falar das principais vertentes:

Engenharia Civil

O engenheiro civil, além de projetar, gerenciar e executar obras como casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens, canais e portos, tem como atribuição a análise das características do solo, o estudo da insolação e da ventilação do local e a definição dos tipos de fundação.

Ou seja, é um profissional prático, mas também é teórico, já que análises coesas são imprescindíveis nesta área. E, como encarregado, ele chefiará equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança.

Portanto, já podemos perceber habilidades que esse profissional devem ter, como perfil analista, lógico e de liderança. São ótimas habilidade que podem ser aprimoradas de forma extracurricular.

Engenharia Mecânica

A Engenharia Mecânica é a vertente da engenharia que cuida dos projetos, construções, análises e da operação e manutenção de sistemas mecânicos.

O engenheiro mecânico é responsável por projetar e desenvolver motores, veículos, máquinas e sistemas termodinâmicos para todo tipo de indústria. Pode ser familiarizado também como engenheiro industrial.

Seu campo de atuação é vasto. Além das atividades já citadas, esse profissional também pode atuar em pesquisa de tecnologias de ponta, liderar equipes de produção e manutenção, atuar no controle de qualidade, projetar usinas e fábricas.

O perfil dele pode exigir também capacidade de liderança, mas acrescenta-se aqui habilidade manuais, dependendo da atividade a ser executada.

Engenharia Elétrica

A engenharia elétrica está presente em todos os aspectos que envolvem a energia, desde a geração, a transmissão, o transporte e a distribuição até o uso nas residências e no comércio.

O engenheiro elétrico planeja, supervisiona e executa projetos nas áreas de eletrotécnica, relacionadas à potência da energia. É muito requisitado para elaboração de projetos de sistemas de medição de consumo, iluminação de espaços e aterramento de fios.

É uma área muito específica, assim como as outras citadas, portanto o embasamento teórico aqui conta muito, além de habilidade em ciências exatas, como física e química.

Energia Ambiental

Talvez essa seja a vertente que mais interage com as ciências humanas. A engenharia ambiental é voltada para o desenvolvimento econômico sustentável, e tem como foco respeitar os limites dos recursos naturais.

O engenheiro ambiental, desenvolve e aplica tecnologias para proteger o ambiente dos danos causados pelas atividades humanas. Assim como estrutura projetos que proporcionam sustentabilidade, e uso consciente de recursos.

Um exemplo é a operação de sistemas de obtenção e distribuição de água, de coleta e tratamento de esgoto e do descarte ou da reciclagem de resíduos sólidos. O profissional de engenharia ambiental é responsável por toda gestão de projetos como esse.

É uma profissão que tem sido cada vez mais requisitada, já que há uma crescente mundial que pensa nos interesses do planeta com um todo.

Portanto, as competências necessárias aqui são uma mente tecnológica, capaz de solucionar problemas, assim como as que já citamos: perfil analítico e raciocínio lógico.

Onde encontrar vagas de engenharia

Para encontrar vagas para engenheiros, já demos a primeira dica, lá no início do artigo: procure canais específicos da sua área, no caso em questão engenharia.

Muitos portais oferecem plataformas gratuitas, nos quais você pode deixar o seu currículo e também procurar por vagas, de empresas sérias, que precisam de um bom profissional.

Não é nada complicado, e não há necessidade de se desesperar, caso não esteja conseguindo uma boa oportunidade. Ao procurar corretamente, destacar o seu currículo, oportunidade irão aparecer.

Isso vale também para os profissionais que estão insatisfeitos com o seu emprego atual e procuram por novas vagas para engenheiros. Procurar por novas oportunidades, que vão satisfazer suas expectativas e status de carreira, pode ser mais fácil que imagina.

A tecnologia de portais de emprego, redes sociais e conteúdos que ensinam através de dicas valiosas, dão todo o suporte que precisamos para procurar e garantir boas oportunidades no mercado.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Ideias e Finanças

O Ideias e Finanças tem como propósito levar a informação a respeito de empreendedorismo e finanças para pessoas de todo o Brasil

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse